Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mordei

2ª pess. pl. imp. de mordermorder
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mor·der |ê|mor·der |ê|

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Cravar os dentes em. = DENTAR

2. Ferir com os dentes. = FERRAR, PICAR

3. Corroer.

4. [Figurado]   [Figurado]  Afligir.

5. Murmurar de.

verbo intransitivo

6. Dar dentadas.

7. Causar ou sentir comichão.

8. [Figurado]   [Figurado]  Murmurar.

verbo pronominal

9. Dar dentadas em si.

10. Irritar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mordei" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

"Palomar" de Italo Calvino Quem não sabe o que está a dizer cale-se se faz o favor! Já estou farta de tanta opinião. Estou obviamente a falar nas posições públicas potencialmente capazes de influenciar as massas. MENOS RUÍDO por favor!! Apre! Que estou cansada de tanto amador a botar postas de pescada! _____________ E …

Em O canto da Inês

O craque uruguaio ferrou o dente no ombro do defesa italiano, e, por ser reincidente, foi suspenso por nove jogos, banido por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol, ficando fora dos jogos restantes do campeonato mundial de futebol. Que, afinal, foi apenas um, o de ontem, por ter a equipa uruguaia tombado…

Em Aliás
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mordei [consultado em 27-09-2022]