PT
BR
Pesquisar
Definições



monopólio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
monopóliomonopólio
( mo·no·pó·li·o

mo·no·pó·li·o

)


nome masculino

1. [Economia] [Economia] Privilégio que dá o direito de uma indústria, de uma actividade ou do comércio de um artigo ou serviço a apenas uma entidade ou a uma pessoa (ex.: o novo canal rompeu com o monopólio da televisão estatal). = EXCLUSIVIDADE, EXCLUSIVO

2. [Economia] [Economia] Situação de um mercado em que não há concorrência, havendo um único vendedor ou fornecedor para muitos compradores ou utilizadores (ex.: a multinacional foi acusada de tentativa de monopólio).

3. [Economia] [Economia] Açambarcamento para obtenção de lucro com preços altos.

4. Controlo exclusivo de alguma coisa (ex.: ninguém pode querer ter o monopólio da razão).

etimologiaOrigem etimológica:latim monopolium, -ii.

monopóliomonopólio

Auxiliares de tradução

Traduzir "monopólio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.