Significado de molharam-vo-lo

    A forma molharam-vo-lopode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de molharmolhar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de molharmolhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    molharmolhar
    ( mo·lhar

    mo·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Embeber em líquido.

    2. Humedecer.

    3. Cobrir de líquido.


    molhar a sua sopa

    Ter quinhão, ter parte.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "molharam-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    mádido | adj.

    Que está ligeiramente molhado (ex.: mádida folhagem)....


    Técnica ou penteado para conferir determinada ondulação ao cabelo com rolos aplicados sobre o cabelo molhado....


    picadinho | adj.

    Que se melindra com facilidade; que se ofende por qualquer futilidade....


    róscido | adj.

    Que está coberto ou molhado de orvalho....


    úvido | adj.

    Levemente molhado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "molharam-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.