PT
BR
Pesquisar
Definições



minoradas

A forma minoradaspode ser [feminino plural de minoradominorado] ou [feminino plural particípio passado de minorarminorar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
minorarminorar
( mi·no·rar

mi·no·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Tornar ou ficar menor (ex.: as medidas permitiram minorar os efeitos da seca; os riscos minoraram). = DIMINUIR, REDUZIR

2. Tornar ou ficar menos intenso ou menos grave (ex.: minorar as dores; no sossego do campo os seus males minoravam). = ABRANDAR, ALIVIAR, ATENUAR, SUAVIZAR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: AUMENTAR

etimologiaOrigem etimológica:latim minoro, -are, tornar menor, diminuir.

minoradominorado
( mi·no·ra·do

mi·no·ra·do

)


adjectivoadjetivo

Que se minorou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de minorar.

minoradasminoradas

Auxiliares de tradução

Traduzir "minoradas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.