Significado de minava-no-los

    A forma minava-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de minarminar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de minarminar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    minar1minar1
    ( mi·nar

    mi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abrir mina em.

    2. Cavar por baixo de.

    3. [Figurado] [Figurado] Corroer.

    4. Invadir ocultamente.

    5. Amofinar, atormentar.

    6. Impedir propositadamente o êxito de algo ou alguém; agir para prejudicar algo ou alguém (ex.: os boatos pretendem minar a imagem do candidato). = SABOTAR

    7. [Militar] [Militar] Colocar, no solo ou na água, minas ou engenhos explosivos que se podem detonar por contacto, geralmente de pessoas ou veículos.DESMINAR

    verbo intransitivo

    8. Lavrar ou conquistar terreno lentamente. = ALASTRAR, ESPALHAR-SE, PROPAGAR-SE

    etimologiaOrigem:mina + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    minar2minar2
    ( mi·nar

    mi·nar

    )
    Imagem

    Torre de mesquita, de onde os fiéis são chamados à oração.

    nome masculino

    Torre de mesquita, de onde os fiéis são chamados à oração.Imagem = ALCORANA, ALMÁDENA, ALMENARA, MINARETE

    etimologiaOrigem:árabe manar, de manara, sítio onde está a luz, lanterna, farol.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "minava-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    apiciforme | adj. 2 g.

    Que tem forma de ápice....


    Cujas coordenadas são ortogonais....


    quadriforme | adj. 2 g.

    Que tem quatro formas ou figuras....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "minava-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.