PT
BR
Pesquisar
Definições



minderico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mindericominderico
( min·de·ri·co

min·de·ri·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ou pertencente a Minde, freguesia portuguesa do distrito de Santarém. = MINDENSE


nome masculino

2. Natural ou habitante de Minde. = MINDENSE

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Variedade linguística usada originalmente em Minde como dialeto profissional, hoje em vias de extinção.

etimologiaOrigem etimológica:Minde, topónimo + -r- + -ico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.