PT
BR
Pesquisar
Definições



milheirinha-da-córsega

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
milheirinha-da-córsegamilheirinha-da-córsega
( mi·lhei·ri·nha·-da·-cór·se·ga

mi·lhei·ri·nha·-da·-cór·se·ga

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Carduelis corsicana) da família dos fringilídeos. = VERDILHÃO-CORSO

etimologiaOrigem etimológica:milheirinha + da + Córsega, topónimo [ilha francesa no Mediterrâneo].

milheirinha-da-córsegamilheirinha-da-córsega

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!