Significado de meneasse-se-lho

    A forma meneasse-se-lhopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de menearmenear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de menearmenear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    menearmenear
    ( me·ne·ar

    me·ne·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Mover de um lado para o outro.

    2. Saracotear.

    3. Mexer, remover.

    verbo pronominal

    4. Mover-se.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "meneasse-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ginga | n. f.

    Espécie de remo que, apoiado num encaixe sobre a popa, faz andar a embarcação....


    gingação | n. f.

    Meneio afetado do corpo (ao andar)....


    flexura | n. f.

    Lugar onde os ossos se articulam para dobrar....


    meneio | n. m.

    Ato de menear ou de menear-se....


    quebro | n. m.

    Meneio gracioso do corpo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "meneasse-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.