Significado de medisse-se-vos

    A forma medisse-se-vospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de medirmedir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de medirmedir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    medirmedir
    ( me·dir

    me·dir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Determinar a extensão ou a quantidade. = CALCULAR

    2. Ter determinada extensão ou medida. = MENSURAR

    3. [Figurado] [Figurado] Determinar o valor, a importância de. = PONDERAR

    4. [Figurado] [Figurado] Fazer avaliação. = ANALISAR, APRECIAR, AVALIAR

    5. Estender a vista por.

    6. Olhar provocativamente. = FITAR

    7. Ter tento, moderação (ex.: medir as palavras). = COMEDIR, MODERAR, REFREAR

    8. [Versificação] [Versificação] Contar as sílabas de um verso. = ESCANDIR

    verbo pronominal

    9. Bater-se com outrem. = LUTAR ≠ ACOBARDAR

    10. Competir, rivalizar.

    etimologiaOrigem:latim metior, metiri, medir, estimar, repartir, atravessar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "medisse-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    deci- | pref.

    Elemento que se emprega nos nomes das medidas do sistema métrico para exprimir a décima parte da unidade....


    desmedido | adj.

    Que excede as medidas; desmarcado; excessivo; enorme....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "medisse-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?