Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

matilha

matilhamatilha | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ma·ti·lha ma·ti·lha


(origem obscura)
nome feminino

1. Conjunto de cães.

2. [Figurado]   [Figurado]  Grupo de vadios. = CORJA, SÚCIA

3. [Brasil]   [Brasil]   [Marinha]   [Marinha]  Grupo de submarinos em operação conjunta. = ALCATEIA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "matilha" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Infelizmente fomos logo alvo de insultos por parte de uma matilha extremista que não admite outras opiniões senão as deles..

Em O INDEFECTÍVEL

Mas o violino desandou e o desespero foi-lhe atrás em círculos, como matilha de cães que não atinge o tema central, a intensidade secreta, o solo de...

Em Rua das Pretas

Se gostam de cães, este é o acessório perfeito para o vosso cabelo. Elástico coberto de tecido #10. DISPONÍVEL A marca Lije® está registada e tem todos os direitos reservados. If you are a dog person, this is the perfect accessorie for your hair. Scrunchie #10. AVAILABLE The trademark Lije® is registered and has all rights…

Em lije handmade

Ela mirou no bandido no meio da matilha e atirou..

Em confrariadearton.blogspot.com

"Vêm em matilha , se fazem isto comigo imaginem com caloiros de 17 anos que acham que...

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de tirar uma dúvida sobre a grafia da cidade marroquina de Marraqueche. Gostaria ainda de saber se está correcto escrever assim sem antepor artigos a todos estes países: ...designadamente França, Itália, Espanha, Malta...
A grafia do topónimo marroquino deveria ser, segundo Rebelo Gonçalves no Vocabulário da Língua Portuguesa de 1966, Marráquexe, mantendo a acentuação esdrúxula da língua de origem. Podemos no entanto verificar, através de pesquisas em corpora e motores de busca, que esta forma é muito pouco usada em português, sendo a forma Marraquexe muito mais usual (esta acentuação grave é considerada por alguns um galicismo, mas na verdade aproxima-se também da acentuação mais regular do português).

Em relação ao uso de artigo antes de certos topónimos, ela é discutível e é difícil encontrar critérios coerentes que a regulem, mas em enumerações como a que refere é muito normal não haver utilização de artigo (ex.: Diversos países assinaram o acordo, designadamente França, Itália, Espanha e Malta). Noutros contextos, as gramáticas são pouco claras, pois é difícil estabelecer critérios exaustivos. Os países referidos, porém, surgem frequentemente na lista de topónimos que no português de Portugal dispensam artigo (ex.: Ele está em França; Foi a Malta nas férias) ao contrário de outros que o exigem (ex.: Ele está no Brasil; Foi à Argentina nas férias).




Gostaria de saber o que é uma fragmentação egóica.
O termo egóico surge sobretudo no âmbito da psicanálise. Trata-se de um neologismo, o adjectivo relativo a ego, pelo que fragmentação egóica deverá equivaler a “fragmentação do ego”.
pub

Palavra do dia

su·ma·ca su·ma·ca


(neerlandês smak)
nome feminino

[Náutica]   [Náutica]  Embarcação rasa e ligeira, de dois mastros, usada especialmente na América do Sul (ex.: sumacas de cabotagem fluvial).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/matilha [consultado em 29-01-2022]