PT
BR
Pesquisar
    Definições



    maria-leque-da-amazónia

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    maria-leque-da-amazóniamaria-leque-da-amazônia
    ( ma·ri·a·-le·que·-da·-a·ma·zó·ni·a

    ma·ri·a·-le·que·-da·-a·ma·zô·ni·a

    )


    nome feminino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Onychorhynchus coronatus) da família dos titirídeos. = CAÇA-MOSCAS-REAL-AMAZÓNICO

    etimologiaOrigem etimológica: maria-leque + da + Amazónia, topónimo [floresta tropical da América do Sul].
    Significado de maria-leque-da-amazónia
   Significado de maria-leque-da-amazónia
    grafiaGrafia no Brasil:maria-leque-da-amazônia.
    grafiaGrafia no Brasil:maria-leque-da-amazônia.
    grafiaGrafia em Portugal:maria-leque-da-amazónia.
    grafiaGrafia em Portugal:maria-leque-da-amazónia.

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    A palavra escalabilidade não consta no vosso dicionário! Esta é uma palavra muito usada no mundo da informática. A minha questão é saber se a palavra existe mesmo, ou se é mais uma das adaptações de palavras inglesas sem tradução para português!


    O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»