Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mansedume

mansedumemansedume | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

man·se·du·me man·se·du·me


nome masculino

Mansidão.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...envelenar todas as fontes da cidade eterna, cada un dos purpurados sublimará en cristiá mansedume a soberbia de imaxinarse

Em fragmentos da galaxia

...O PP sequestra a democracia no Parlamento galego com a cumplicidade, colaboração, consentimento, submissão, mansedume do PSdeG-PSOE e do BNG..

Em galizaunidaportugal.blogs.sapo.pt

...O PP sequestra a democracia no Parlamento galego com a cumplicidade, colaboração, consentimento, submissão, mansedume do PSdeG-PSOE e do BNG..

Em galizaunidaportugal.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Como é a conjugação do verbo haver na 2.ª pessoa do plural do presente do indicativo? É heis ou será haveis?
Em muitos conjugadores e dicionários de verbos, da mesma forma que a primeira pessoa do plural (nós) tem as formas havemos/hemos, a segunda pessoa do plural (vós) tem as formas haveis e heis. No entanto, as formas heis e hemos correspondem a formas arcaicas do verbo haver, apenas utilizadas no português actual para formar o futuro do indicativo (ex.: esqueceremos = esquecer + [h]emos), sendo sobretudo visíveis na mesóclise (ex.: esquecê-lo-emos).
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mansedume [consultado em 29-11-2022]