PT
BR
Pesquisar
Definições



manche

A forma manchepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de mancharmanchar], [terceira pessoa singular do imperativo de mancharmanchar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de mancharmanchar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
manchemanche
( man·che

man·che

)


nome feminino

1. [Aeronáutica] [Aeronáutica] Alavanca cujos movimentos controlam a subida, a descida ou o equilíbrio lateral de uma aeronave.

2. [Desporto] [Esporte] Parte de uma competição, geralmente em provas de automobilismo ou de motociclismo. = MANGA

etimologiaOrigem etimológica:francês manche.

mancharmanchar
( man·char

man·char

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Sujar(-se) com manchas. = ENODOAR, MACULAR

2. [Figurado] [Figurado] Denegrir; deslustrar. = MACULAR


verbo transitivo

3. [Pintura] [Pintura] Aplicar as tintas (para as empastar depois).

manchemanche

Auxiliares de tradução

Traduzir "manche" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra centigrados significa, segundo vós, masculino plural de centigrado. No entanto, a palavra centigrado não existe, o que existe é centígrado. Poderiam por favor esclarecer-me quanto a esta questão?
A palavra centigrado é um termo da geometria e designa a centésima parte da unidade de medida designada por grado. Trata-se de uma palavra parónima da palavra centígrado, pois tem grafia e pronúncia muito semelhante a esta, mas tem significado diferente e é bastante mais rara.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.