PT
BR
Pesquisar
Definições



maldita

A forma malditapode ser [feminino singular de malditomaldito], [feminino singular particípio passado de maldizermaldizer] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malditamaldita
( mal·di·ta

mal·di·ta

)


nome feminino

1. Mulher amaldiçoada.

2. [Informal] [Informal] Impigem persistente.

3. [Informal] [Informal] Afecção virulenta e gangrenosa produzida pela inoculação de princípios pútridos; pústula maligna. = CARBÚNCULO

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Infecção cutânea aguda, causada geralmente por estreptococos, que provoca vemelhidão, dor e edema, acompanhados de febre e mal-estar geral. = ERISIPELA

etimologiaOrigem etimológica: feminino de maldito.
maldizermaldizer
|ê| |ê|
( mal·di·zer

mal·di·zer

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Amaldiçoar.


verbo intransitivo

2. Dizer mal, difamar.

3. Blasfemar.

4. Queixar-se.


nome masculino

5. Maledicência, difamação.

malditomaldito
( mal·di·to

mal·di·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que foi amaldiçoado.

2. Que exerce influência nefasta.

3. Mau, perverso.

4. Aborrecido, incómodo.

etimologiaOrigem etimológica: latim maledictus, -a, -um.
malditamaldita

Auxiliares de tradução

Traduzir "maldita" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.