PT
BR
Pesquisar
Definições



maldade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maldademaldade
( mal·da·de

mal·da·de

)


nome feminino

1. Tendência a praticar o mal.

2. Acção ruim, iniquidade, crueldade.

3. [Informal] [Informal] Génio travesso.

4. Travessura de criança. = TRAQUINICE

5. [Brasil: Rio Grande do Sul] [Brasil: Rio Grande do Sul] Pus de uma ferida.

etimologiaOrigem etimológica:latim malitas, -atis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "maldade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Na frase seguinte, como se escreve: previligia/priviligia/priveligia? "Com uma política comercial que priviligia o bom atendimento"?
A grafia correcta não é nenhuma das apontadas, mas sim privilegia, 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo privilegiar, que deriva do substantivo privilégio.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico do FLiP On-Line.