PT
BR
Pesquisar
Definições



maiô

Será que queria dizer Maio?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maiômaiô
|mài| |mài|
( mai·ô

mai·ô

)
Imagem

BrasilBrasil

VestuárioVestuário

Traje de banho, tradicionalmente feminino, composto por uma peça única que cobre o tronco até à bacia (ex.: descubra a nossa colecção de biquínis, maiôs e saídas-de-praia). [Equivalente no português de Portugal: fato de banho.]


nome masculino

1. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa justa, de malha ou de outro material flexível, usada para cobrir o tronco até à bacia, geralmente destinada a actividades como dança ou ginástica (ex.: maiô de balé com mangas).

2. [Brasil] [Brasil] [Vestuário] [Vestuário] Traje de banho, tradicionalmente feminino, composto por uma peça única que cobre o tronco até à bacia (ex.: descubra a nossa colecção de biquínis, maiôs e saídas-de-praia). [Equivalente no português de Portugal: fato de banho.]Imagem

etimologiaOrigem etimológica:francês maillot.

maiômaiô

Auxiliares de tradução

Traduzir "maiô" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.