PT
BR
Pesquisar
Definições



magnificardes

A forma magnificardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de magnificarmagnificar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de magnificarmagnificar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
magnificarmagnificar
( mag·ni·fi·car

mag·ni·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Engrandecer(-se), exaltar(-se), glorificar(-se).


verbo transitivo

2. Tornar maior. = AMPLIAR, AUMENTAR

etimologiaOrigem etimológica:latim magnifico, -are, estimar muito, exaltar, gabar.
magnificardesmagnificardes


Dúvidas linguísticas



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.



Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.