PT
BR



    Esta palavra no dicionário

    macheado | adj. | n. m.

    Que tem pregas em forma de machos....


    cachear | v. intr. | v. tr.

    Cobrir-se de cachos (a vinha)....


    machear | v. tr.

    Dobrar em machos (falando-se de artefactos de costura ou trabalhos análogos)....


    machiar | v. intr.

    Tornar-se chocho, peco ou seco (ex.: a planta machiou)....


    machio | n. f.

    Ato de machear ou ter coito (falando-se de animais)....



    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
    1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
    2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
    Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.