Significado de limita-se-me

    A forma limita-se-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de limitarlimitar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de limitarlimitar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    limitarlimitar
    ( li·mi·tar

    li·mi·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Servir de limite a.

    2. Pôr limites a; demarcar.

    3. Restringir.

    4. Moderar.

    5. Aprazar, marcar, fixar.

    verbo intransitivo

    6. Confinar.

    verbo pronominal

    7. Não passar além de.

    8. Não se exceder.

    9. Ater-se.

    10. Contentar-se.

    11. Restringir-se.

    etimologiaOrigem:latim limito, -are, delimitar, fixar, determinar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "limita-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    entre | prep.

    Indica situação ou espaço em meio ou dentro de....


    enquanto | conj.

    Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "limita-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Venho por este meio pedir que me tirem uma dúvida relacionada com a palavra bolor: a correcta pronunciação da palavra acima referida é "bolor" (com o mesmo tipo de fonologia que existe em, por ex.: ardor ou timor) ou "bolór" (obviamente sem o uso do acento que coloquei, mas com um som como em pior ou maior). Pessoalmente penso que se pronuncia sem nenhum tipo de acentuação, mas desde que vim estudar para o Porto estou rodeado de gente que diz o contrário.