Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

libras

libraslibras | n. f.
fem. pl. de libralibra
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

li·bras |líbras|li·bras |líbras|


nome feminino

Acrónimo de língua brasileira de sinais.


li·bra li·bra


(latim libra, -ae, peso de 333 gramas, balança, medida para líquidos, nível, contrapeso)
nome feminino

1. [Numismática]   [Numismática]  Moeda de ouro inglesa.

2. [Física, Metrologia]   [Física, Metrologia]  Unidade de medida de massa que corresponde a 453,59 gramas, utilizada no sistema inglês de pesos e medidas (símbolo: lb). = LIBRA-MASSA

3. [Metrologia]   [Metrologia]  Antiga unidade de medida de peso equivalente a 459 gramas. = ARRÁTEL

4. [Astronomia]   [Astronomia]  Constelação do Zodíaco. (Geralmente com inicial maiúscula.) = BALANÇA

5. [Astrologia]   [Astrologia]  Signo do Zodíaco, entre Virgem e Escorpião. (Geralmente com inicial maiúscula.) = BALANÇA

6. [Economia]   [Economia]  Unidade monetária (símbolo: £) do Egipto (código: EGP), do Líbano (código: LBP), do Reino Unido (código: GBP), da Síria (código: SYP), do Sudão (código: SDG) e do Sudão do Sul (código: SSP).

7. [Economia]   [Economia]  Antiga unidade monetária de Chipre (código: CYP) e da Irlanda (código: IEP), substituída pelo euro.


libra esterlina
[Economia]   [Economia]  Unidade monetária (símbolo: £) do Reino Unido (código: GBP).Ver imagem = LIBRA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "libras" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

000 libras de força de cisalhamento, estavam agora experimentando o dobro disso..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...o risco de o perder e ofereceram-lhe um contrato de dois anos a duas Libras e dez xelins por semana..

Em O INDEFECTÍVEL

Obviamente, o prêmio da W Séries é significativo [meio milhão de libras , ndr], mas não te leva assim tão longe..

Em Continental Circus

Libras ;;

Em Caderno B

Este investimento de vários milhões de Libras fará da Escócia o lar deste produto inovador e destaca que a Escócia está...

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha dúvida é como se escreve correctamente esquece e comece, o c é com cedilha ou sem cedilha?
Como pode verificar no capítulo Sinais ortográficos da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a cedilha apenas se coloca sob o c antes das vogais a, o ou u e nunca antes de e ou i. De acordo com esta regra, as formas correctas são esquece e comece.



Gostaria de saber se a palavra automóvel é composta por aglutinação ou justaposição.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, da autoria de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (pp. 971-983), existem dois tipos de composição: a morfológica e a morfossintáctica. A composição morfológica agrega dois ou mais radicais (ex.: autofagia = auto- + -fagia, geobiologia = geo- + biologia, hipermercado = hiper- + mercado); esta variedade de composição não deve ser confundida com a derivação por prefixação e/ou por sufixação, pois os radicais em causa têm autonomia semântica e podem juntar-se a outros radicais para formar uma palavra (ao contrário dos prefixos e sufixos, que não se podem juntar a outros prefixos ou sufixos para formar uma palavra). A composição morfossintáctica agrega duas ou mais palavras (ex.: abre-latas, aguardente, guarda-chuva, peixe-espada, viandante) e conjuga propriedades de estruturas sintácticas e propriedades de estruturas morfológicas.

Assim sendo, a palavra automóvel é formada segundo os processos da composição morfológica e não por aglutinação ou justaposição, processos que se englobam na composição morfossintáctica e que, segundo as mesmas autoras, não correspondem a duas classes diferentes de composição, mas a diferentes estádios de lexicalização dos compostos: um no qual se mantêm inalterados os constituintes do composto (ex.: abre-latas) e outro resultante de uma evolução do composto, que lhe confere alterações como a queda ou alteração de fonemas (ex.: aguardente < águ(a + a)rdente).

A distinção entre os compostos morfológicos e os compostos morfossintácticos pode também ser encontrada na nova terminologia linguística adoptada para o ensino básico e secundário e publicada em Diário da República em Dezembro de 2004. Sobre a diferença entre a composição por aglutinação ou justaposição, poderá consultar a resposta formação de pontapé.

pub

Palavra do dia

al·pe·chim al·pe·chim


(espanhol alpechín)
nome masculino

1. Sumo negro e amargo das azeitonas.

2. Resíduo do fabrico do azeite. = ÁGUA-RUÇA


SinónimoSinônimo Geral: ALPERCHIM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/libras [consultado em 28-11-2021]