Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

liberalizar

liberalizarliberalizar | v. tr. e pron. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

li·be·ra·li·zar li·be·ra·li·zar

- ConjugarConjugar

(liberal + -izar)
verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar liberal ou mais liberal.

2. Estabelecer ou estabelecer-se na economia a liberdade de iniciativa, de actuação nos mercados e de concorrência, com intervenção estatal limitada (ex.: liberalizar os preços; defende que a economia se liberalize sem regras).

verbo transitivo

3. Dar ou distribuir com liberalidade ou generosidade. = PRODIGALIZAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "liberalizar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É necessária uma ação concertada para liberalizar o comércio exterior e os mercados de produtos, aumentar a flexibilidade do mercado de...

Em Jornal Diz Persivo

António José Gouveia, via Jornal de Notícias "Os políticos, há uns anos, quiseram liberalizar o mercado da eletricidade..

Em Outra Margem

Algumas tentativas para liberalizar ou passar em silêncio a dopagem levanta outras observações..

Em O INDEFECTÍVEL

...la importación y, a partir de las nuevas sanciones “no tuvo más alternativa que liberalizar la importación, liberalizar los precios, unificar

Em www.ultraperiferias.pt

A Suíça é o país com maior número de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde per capita do mundo. Esses dados são retirados do Global Health Security Index no ano de 2019. Como funciona o sistema de saúde suíço? O sistema de saúde suíço é fortemente caracterizado pelo federalismo, a sua qualidade e capacidade…

Em visao-politica.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




A palara correta é calzone ou galzone?
A grafia correcta é calzone, palavra italiana que designa um prato feito com massa de piza enrolada e recheio de vegetais, queijo, carne, etc.
pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/liberalizar [consultado em 19-10-2021]