PT
BR
Pesquisar
Definições



lesma-do-mar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lesma-do-marlesma-do-mar
( les·ma·-do·-mar

les·ma·-do·-mar

)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Designação dada a diversos moluscos gastrópodes marinhos, com muitas variações de cor, de forma e de tamanho, mas de aparência semelhante à das lesmas.

2. [Zoologia] [Zoologia] Animal equinodermo marinho, de corpo alongado, com tegumento mole, granulações ou concreções calcárias, boca, numa das extremidades oposta ao ânus, cercada de tentáculos, utilizado desidratado na cozinha oriental. = HOLOTÚRIA, PEPINO-DO-MAR

vistoPlural: lesmas-do-mar.
etimologiaOrigem etimológica:lesma + do + mar.
iconPlural: lesmas-do-mar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "lesma-do-mar" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).