Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
lerler | v. tr. e intr. | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ler |ê| ler |ê| - ConjugarConjugar
(latim lego, -ere, reunir, juntar, colher, apanhar, ler)
verbo transitivo e intransitivo

1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro, aprender a ler).

verbo transitivo

2. Decifrar através do reconhecimento de um determinado código (ex.: ler uma partitura de música, ler um gráfico estatístico).

3. Fazer a interpretação de (ex.: ler a obra de um filósofo). = INTERPRETAR

4. Dar certo sentido a (ex.: foi fácil ler no rosto dela o medo que sentiu; ler o pensamento de alguém). = INTERPRETAR, PERCEBER

5. Predizer, adivinhar (ex.: ler o futuro).

6. Reconhecer os dados gravados em (ex.: ler um CD).

verbo intransitivo

7. Dedicar-se à leitura (ex.: passa o tempo livre a ler).


Ver também dúvida linguística: "provêem" segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ler" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Podem informar-me se o verbo queixar-se pode ser utilizado sem o pronome reflexivo e em que situação isso ocorre.
O verbo queixar-se é um verbo pronominal; no entanto, o pronome se não é um pronome reflexo, mas o que é designado por “se inerente”. Esta construção é diferente da construção reflexa lavar-se, em que o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da sua acção (eu lavo-me = eu sou lavado por mim), ou da construção reflexa recíproca beijar-se, em que um sujeito complexo ou colectivo é ao mesmo tempo agente e paciente da mesma acção (o casal beija-se = cada um dos elementos do casal beija e é beijado); em ambas estas construções, o pronome reflexo desempenha uma função de complemento directo. Na construção queixar-se, porém, não há uma acção do sujeito sobre si próprio (eu queixo-me = *eu sou queixado por mim; o asterisco indica agramaticalidade), e o pronome pessoal não tem valor reflexo, nem reflexo recíproco, nem impessoal, nem apassivante, mas parece fazer parte do verbo e das suas propriedades lexicais. No caso de queixar-se, nenhuma das acepções do verbo permite outra forma que não a pronominal (ex.: *ele queixou à irmã; *o doente queixava de dores de cabeça). Há ainda o caso de outros verbos que admitem quer uma construção não pronominal (ex.: esqueci o livro em casa) quer uma construção pronominal com um se inerente (ex.: esqueci-me do livro em casa).



Não aparece neste 'site' definição para a palavra sumativo, nem na secção dedicada às dúvidas linguísticas, podendo concluir-se que a palavra não existe em Português. Por que razão continuará a ser usada tanto em termos de ensino, nomeadamente na expressão "avaliação sumativa" (referindo-se a uma avaliação "de suma", que abrange a avaliação/aprendizagem feita ao longo do ano)?
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não estar incluída na nomenclatura do DPLP, a palavra sumativo encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, sendo formada a partir do particípio do verbo latino summare 'somar' seguido do sufixo -ivo, bastante produtivo em português. Este adjectivo significa "que é relativo a soma ou suma" (ex.: o valor sumativo das penas) ou "que engloba ou resume dois ou mais elementos (ex.: avaliação sumativa, processo sumativo, teste sumativo).
É ainda de referir que nenhum dos dicionários acima referidos regista a forma somativo, apesar de esta ser a única forma registada pelo Dicionário Houaiss e pelo Dicionário Aurélio, exclusivamente para a acepção relativa a um tipo de avaliação. Segundo o Dicionário Houaiss, a forma somativo deriva de um radical somat-, deduzido a partir do particípio somado do verbo somar, a que se junta o sufixo -ivo; segundo o Dicionário Aurélio, deriva do verbo somar, a que se junta o sufixo -tivo.

pub

Palavra do dia

pan·de·gar pan·de·gar - ConjugarConjugar
(pândega + -ar)
verbo intransitivo

Andar em pândegas ou festas; gostar de estroinices. = ESTROINAR, FARREAR, FRANGALHOTEAR

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/ler [consultado em 22-11-2019]