PT
BR
    Definições



    laverca-do-raso

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    laverca-do-rasolaverca-do-raso
    ( la·ver·ca·-do·-ra·so

    la·ver·ca·-do·-ra·so

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Alauda razae) da família dos alaudídeos.

    etimologiaOrigem:laverca + do + [ilhéu] Raso, topónimo [ilhéu do arquipélago de Cabo Verde, no Barlavento ].

    Secção de palavras relacionadas



    Dúvidas linguísticas


    Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
    1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
    2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
    Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.


    Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?