Significado de lamelares-no-lo

    A forma lamelares-no-lopode ser [masculino e feminino plural de lamelarlamelar], [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de lamelarlamelar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de lamelarlamelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lamelarlamelar
    ( la·me·lar

    la·me·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    1. Relativo ou semelhante a lâmina. = LAMINAR

    2. Que tem lâminas. = LAMELÍFERO, LAMELOSO

    verbo transitivo

    3. Dividir em lâminas. = LAMINAR

    4. Guarnecer com lâminas.

    etimologiaOrigem:lamela + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lamelares-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    lameliforme | adj. 2 g.

    Em forma de lâmina ou de lamela....


    lamelação | n. f.

    Divisão ou disposição em lamelas....


    lamelífero | adj. | n. m. pl.

    Que tem lâminas ou lamelas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lamelares-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Escrevo-lhes da Galiza, depois de ter procurado o significado da palavra "galego" no dicionário Priberam. Encontrei uma definição que considero desrespeitosa, e ainda mais na actualidade. Tenham em conta que como cidadãos da Galiza (espanhola ou portuguesa) e utentes da língua comum galego-portuguesa consideramos de muito mau gosto que persistam nos seus dicionários definições de 150 anos atrás que nada têm a ver com que significa ser Galego ou Galega na actualidade.
      Agradecia muito que mudassem o conteúdo dessa definição mais ofensivo para os cidadãos galegos.