Significado de lamelar-vo-las

    A forma lamelar-vo-laspode ser [infinitivo de lamelarlamelar], [masculino e feminino singular de lamelarlamelar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lamelarlamelar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de lamelarlamelar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lamelarlamelar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de lamelarlamelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lamelarlamelar
    ( la·me·lar

    la·me·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    1. Relativo ou semelhante a lâmina. = LAMINAR

    2. Que tem lâminas. = LAMELÍFERO, LAMELOSO

    verbo transitivo

    3. Dividir em lâminas. = LAMINAR

    4. Guarnecer com lâminas.

    etimologiaOrigem:lamela + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lamelar-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    lameliforme | adj. 2 g.

    Em forma de lâmina ou de lamela....


    lamelação | n. f.

    Divisão ou disposição em lamelas....


    lamelífero | adj. | n. m. pl.

    Que tem lâminas ou lamelas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lamelar-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.