PT
BR
Pesquisar
Definições



ladraria

A forma ladrariapode ser [primeira pessoa singular do condicional de ladrarladrar], [terceira pessoa singular do condicional de ladrarladrar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ladrarialadraria
( la·dra·ri·a

la·dra·ri·a

)


nome feminino

Doença do gado suíno.

ladrarladrar
( la·drar

la·drar

)
Conjugação:unipessoal.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Soltar latidos.

2. [Figurado] [Figurado] Gritar; ralhar.


verbo transitivo

3. [Popular] [Popular] Proferir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ladraria" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.