Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desaustinado

desaustinadodesaustinado | adj.
masc. sing. part. pass. de desaustinardesaustinar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·saus·ti·na·do de·saus·ti·na·do


(des- + austinado)
adjectivo
adjetivo

1. [Informal]   [Informal]  Que está agitado, perturbado (ex.: o cão ladrava desaustinado). = INQUIETO, TURBULENTOCALMO, TRANQUILO

2. [Informal]   [Informal]  Que está em desordem; que não tem organização (ex.: os cursos proliferam de forma desaustinada). = DESCONTROLADO, DESORDENADO

3. [Informal]   [Informal]  Que está confuso ou sem tino, sem saber como agir (ex.: o homem estava completamente desaustinado). = DESARVORADO, DESNORTEADO, DESORIENTADO


SinónimoSinônimo Geral: AUSTINADO, EXAUSTINADO


de·saus·ti·nar de·saus·ti·nar

- ConjugarConjugar

(desaustin[ado] + -ar)
verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar agitado, perturbado. = INQUIETAR

2. Deixar ou ficar em desordem.

3. Deixar ou ficar desnorteado.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...quando o nosso amigo entrou de rompante, fez a mala a correr e saiu desaustinado

Em Dedos de Conversa

...nosso Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, não vão além de desaustinar e desaustinado , ficando o resto por conta dos escritores..

Em linguagista.blogs.sapo.pt

...muito tempo depois, contando que o Fox lhe fugiu pelo lago gelado e avançou desaustinado pelos

Em Dedos de Conversa

Então no que respeita à política, anda o mundo desaustinado , com a

Em anónimo séc.xxi

desaustinado que varreu e matou..

Em regalias
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desaustinado [consultado em 01-12-2021]