PT
BR
Pesquisar
Definições



jugularias

A forma jugulariasé [segunda pessoa singular do condicional de jugularjugular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jugular1jugular1
( ju·gu·lar

ju·gu·lar

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. [Anatomia] [Anatomia] Relativo ao pescoço.


nome feminino

2. [Anatomia] [Anatomia] Cada uma das veias que transportam o sangue venoso da cabeça até à veia cava superior (ex.: jugular externa direita; jugular externa esquerda; jugular interna direita; jugular interna esquerda). = VEIA JUGULAR

etimologiaOrigem etimológica:latim jugulus, -i, goelas, garganta + -ar.
jugular2jugular2
( ju·gu·lar

ju·gu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar a cabeça ou o pescoço de. = DECAPITAR, DEGOLAR

2. Causar a morte de. = ASSASSINAR, MATAR

3. Evitar que se desenvolva. = DEBELAR, EXTINGUIR

4. Controlar sentimentos, desejos ou vontades. = DOMINAR, SUBJUGAR

etimologiaOrigem etimológica:latim jugulo, -are.


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.