Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

veia

veiaveia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vei·a vei·a


(latim vena, -ae)
nome feminino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Vaso que conduz o sangue de qualquer parte do corpo ao coração.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Qualquer vaso sanguíneo.

3. Beta ou lista na madeira ou nas pedras.

4. Filão, veio (nas minas).

5. Linha de uma corrente onde a água corre mais tesa.

6. [Figurado]   [Figurado]  Âmago.

7. Espírito; graça; inteligência; mordacidade.

8. Disposição, tendência, vocação.

9. [Botânica]   [Botânica]  Nervura secundária das folhas.


veia cava inferior
[Anatomia]   [Anatomia]  Veia principal que transporta o sangue venoso dos membros inferiores, bacia e abdómen até à aurícula direita do coração.

veia cava superior
[Anatomia]   [Anatomia]  Veia principal que transporta o sangue venoso dos membros superiores, tórax e cabeça até à aurícula direita do coração.

veia jugular
[Anatomia]   [Anatomia]  Cada uma das veias que transportam o sangue venoso da cabeça até à veia cava superior (ex.: veia jugular externa direita; veia jugular externa esquerda; veia jugular interna direita; veia jugular interna esquerda). = JUGULAR

veia porta
[Anatomia]   [Anatomia]  Veia grossa que recebe o sangue do estômago, do baço, do pâncreas e dos intestinos, e que se distribui no fígado. = PORTA

veia pulmonar
[Anatomia]   [Anatomia]  Cada uma das veias principais que transporta o sangue oxigenado dos pulmões para a aurícula esquerda do coração.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "veia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...aos temas da infância e da adolescência, com Coimbra como cenário, e refinando uma veia jocosa e satírica já visível nos poemas inaugurais..

Em Geopedrados

...ama Monique é uma das vozes do feminismo negro no Brasil e fala da veia empreendedora nas mulheres negras..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Já não me lembro de um Belenenses com uma veia goleadora tão aguçada!!

Em BEL

...no onze verde e branco e, pese embora não tenha, até agora, revelado uma veia goleadora semelhante a outros atacantes da história leonina como Manuel Fernandes, Mário Jardel, Jordão,...

Em Fora-de-jogo

...Por isso, de viva voz e em pessoa, voltou a ouvir-se a sentir-se a veia solidária dos milhões de adeptos do futebol europeu..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Diz-se o meu cabelo foi corto ou o meu cabelo foi cortado?
O verbo cortar apenas admite o particípio passado cortado, pelo que, das frases que refere, a única correcta é o meu cabelo foi cortado.



Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).

pub

Palavra do dia

gas·troc·né·mi·o gas·troc·nê·mi·o


(gastro- + cnémio)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Diz-se de ou músculo da barriga da perna (ex.: músculo gastrocnémio; dor à palpação dos gastrocnémios). = GEMELO, GÉMEO

adjectivo
adjetivo

2. [Medicina]   [Medicina]  Relativo a ou localizado nesse músculo da barriga da perna (ex.: trombose venosa gastrocnémia; veia gastrocnémia).


• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/veia [consultado em 09-12-2021]