PT
BR
Pesquisar
Definições



jipezinho

A forma jipezinhoé [derivação masculino singular de jipejipe].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jipejipe
( ji·pe

ji·pe

)
Imagem

Veículo automóvel dotado de tracção às quatro rodas, que pode ser usado em terreno acidentado.


nome masculino

Veículo automóvel dotado de tracção às quatro rodas, que pode ser usado em terreno acidentado.Imagem = TODO-O-TERRENO

etimologiaOrigem etimológica:inglês jeep, de Jeep®marca registada norte-americana.

Ver também resposta à dúvida: nomes comuns derivados de marcas registadas.
jipezinhojipezinho

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Costumo usar frequentemente o termo vai vir, apesar de ter a noção que algures alguém me disse que está em desuso, mas que é correcto usar-se, porque se trata do reforço de uma acção. Gostava de saber a vossa opinião.
Do ponto de vista sintáctico e semântico, a locução verbal vai vir está correctamente formada, pois utiliza o verbo ir como auxiliar e o verbo vir como verbo principal, à semelhança de outras construções análogas com este auxiliar para indicar o futuro (ex.: Ele amanhã não vai trabalhar; O atleta vai iniciar a prova). Não se trata de um reforço da acção, mas de uma indicação temporal de uma acção que acontecerá no futuro ou está iminente e é uma construção muito usada, nomeadamente na oralidade, em substituição do futuro do indicativo (ex.: a construção ele vai vir amanhã é mais frequente do que ele virá amanhã, da mesma forma que a construção ele não vai trabalhar é muito mais frequente do que ele não trabalhará).
As locuções verbais com o verbo ir como auxiliar do verbo vir (vai vir) ou do verbo ir (vai ir), e todas as flexões possíveis do verbo auxiliar, são por vezes consideradas desaconselhadas sem que para tal haja outro motivo linguístico pertinente que não o de serem construções mais usadas num registo informal.