Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

inundado

inundadoinundado | adj. | n. m.
masc. sing. part. pass. de inundarinundar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

i·nun·da·do i·nun·da·do


(particípio de inundar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se inundou; banhado por inundação. = ALAGADO

2. Que está molhado ou muito húmido (ex.: inundado de suor). = ALAGADO

3. Que tem algo em abundância (ex.: inundado de dívidas). = CHEIO

nome masculino

4. Indivíduo que foi prejudicado por inundações (ex.: socorro aos inundados).


i·nun·dar i·nun·dar

- ConjugarConjugar

(latim inundo, -are)
verbo transitivo

1. Alagar.

2. Cobrir (de água).

3. Encharcar.

4. [Figurado]   [Figurado]  Invadir tumultuosamente.

5. Encher, fartar.

6. Derramar; espalhar por.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "inundado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O mercado negro de âmbar cinza está inundado de vigaristas, mentirosos e charlatões que ganham dinheiro vendendo âmbar cinza falso..

Em VISEU, terra de Viriato.

...corredores vazios de uma cadeia de supermercados alemã, o fundo sonoro do espaço estava inundado precisamente por esse disco e demoramos, então, muito mais tempo na procura de pechinchas...

Em CAMPAINHA ELÉCTRICA

na verdade, grande parte do Paquistão havia sido inundado por chuvas fortes por dias, levando a inundações em todo o país que acabariam...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

, no entanto, a achar intrigante a ideia do mercado britânico ser inundado por livros baratos de autores britânicos, mas editados na UE..

Em intergalacticrobot

...destinava, em virtude de meter bastante água, fazendo correr o risco do motor ficar inundado

Em navios e navegadores
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/inundado [consultado em 16-10-2021]