PT
BR
Pesquisar
Definições



introduzida

A forma introduzidapode ser [feminino singular de introduzidointroduzido] ou [feminino singular particípio passado de introduzirintroduzir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
introduzirintroduzir
( in·tro·du·zir

in·tro·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Meter dentro.

2. Fazer entrar.

3. Importar.

4. Ser o primeiro vulgarizador de.

5. Estabelecer.

6. Causar.


verbo pronominal

7. Entrar.

8. Enraizar-se.

introduzidointroduzido
( in·tro·du·zi·do

in·tro·du·zi·do

)


adjectivoadjetivo

Que se introduziu.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de introduzir.

introduzidaintroduzida

Auxiliares de tradução

Traduzir "introduzida" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.