PT
BR
Pesquisar
Definições



interstício

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
interstíciointerstício
( in·ters·tí·ci·o

in·ters·tí·ci·o

)


nome masculino

1. Intervalo que separa moléculas de um corpo ou órgãos contíguos, mas não unidos (ex.: interstício interlobular).

2. Intervalo que separa coisas contíguas ou partes de um todo (ex.: história construída nos interstícios da acção).

3. Abertura estreita e longa (ex.: o luar entrava pelos interstícios das tábuas). = FENDA, FISGA, FRINCHA, GRETA

4. [Anatomia] [Anatomia] Estrutura presente nos tecidos conjuntivos, composta por espaços abertos sustentados por feixes de colagénio e preenchidos por fluido extracelular em circulação para os gânglios linfáticos.

5. [Termo eclesiástico] [Termo eclesiástico] Tempo obrigatório que deve mediar entre a recepção de uma ordem eclesiástica e outra imediatamente superior.

6. [Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Tempo mínimo que um funcionário deve permanecer num posto ou categoria profissional antes de poder ser promovido.

7. [Brasil] [Brasil] Intervalo entre duas discussões de um projecto parlamentar.

etimologiaOrigem etimológica: latim interstitium, -i, intervalo de espaço ou de tempo.
interstíciointerstício

Auxiliares de tradução

Traduzir "interstício" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.