PT
BR
Pesquisar
Definições



interrompêreis

Será que queria dizer interrompereis?

A forma interrompêreisé [segunda pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de interromperinterromper].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
interromperinterromper
|ê| |ê|
( in·ter·rom·per

in·ter·rom·per

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Suspender (momentaneamente).

2. Fazer cessar a continuação ou a continuidade de estorvar.

3. Cortar a palavra a.


verbo pronominal

4. Parar (momentaneamente).

5. Calar-se, deixar de falar.

etimologiaOrigem etimológica: latim interrumpo, -ere.
interrompêreisinterrompêreis

Auxiliares de tradução

Traduzir "interrompêreis" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).