Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

internalização

internalizaçãointernalização | n. f.
derivação fem. sing. de internalizarinternalizar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·ter·na·li·za·ção in·ter·na·li·za·ção


(internalizar + -ção)
nome feminino

1. Acto ou efeito de internalizar (ex.: internalização de costumes culturais).

2. [Psicanálise]   [Psicanálise]  Passagem para o ego de objectos e de qualidades desses objectos.

3. [Psicanálise]   [Psicanálise]  Acto de tornar seus valores ou ideias de outros.


SinónimoSinônimo Geral: INTERIORIZAÇÃO


in·ter·na·li·zar in·ter·na·li·zar

- ConjugarConjugar

(inglês [to] internalize)
verbo transitivo

O mesmo que interiorizar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "internalização" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...recomendar a adoção de um modelo de PPP, em detrimento de um cenário de internalização , e que se verificam, inclusive, os requisitos necessários a uma decisão de renovação...

Em www.ultraperiferias.pt

São resultados muito positivos que apontam para a internalização do discurso e da prática ecológica..

Em BioTerra

Estado irá encaminhar projeto de lei de internalização para votação na Alerj A proposta de isenção do ICMS das contas de consumo...

Em O VAGALUME

...no sentido de trazer mais uma ferramenta de combate à covid-19, mas também de internalização do produto e de utilização dele para outras doenças importantes para o SUS”..

Em Caderno B

...ser pago o diferencial por horas extraordinárias O Presidente da Câmara foi contra a internalização do SMAS na câmara feita por Amaro, manifestando a sua posição não estando presente...

Em sol da guarda
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a correta grafia: sub-bosque ou subosque?
O prefixo sub- deve ser seguido de hífen quando o elemento seguinte se inicia por b, uma vez que se trata da mesma consoante por que termina o prefixo, como prevê o Acordo Ortográfico de 1945 (para o português de Portugal). O Formulário Ortográfico de 1943 (para o português do Brasil) não tem este contexto previsto no uso do hífen, mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras regista esta forma e outras com a sequência sub-b...; a par disto, é de referir que também as formas subosque e sobosque estão registadas no VOLP, depreendendo-se a sua origem nas formas prefixais su- e so-, respectivamente, equivalentes a sub- e sob-, mas de contexto ortográfico diferente (daí o facto de não serem formas hifenizadas).

Este contexto ortográfico não sofre alteração com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990, pois, apesar de o texto do Acordo ser omisso neste ponto (cf. Base XVI), a "Nota Explicativa" anexa ao referido texto prevê o uso do hífen: "6.3 - O hífen nas formas derivadas (base XVI) [...] a) Emprega-se o hífen quando o segundo elemento da formação começa por h ou pela mesma vogal ou consoante com que termina o prefixo ou pseudoprefixo (por exemplo: anti-higiénico, contra-almirante, hiper-resistente) [...]" (sublinhado nosso).

Por este motivo, pode dizer-se que a forma sub-bosque está correcta, bem como as formas sobosque ou subosque, apesar de estas duas últimas preverem o uso de prefixos equivalentes a sob- ou sub-, que serão menos consensuais (o prefixo su- com este sentido não se encontra registado em nenhuma obra lexicográfica por nós consultada).




No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.
pub

Palavra do dia

qui·ro·po·dis·ta qui·ro·po·dis·ta


(quiropodia + -ista)
nome de dois géneros

Especialista em quiropodia ou no tratamento das doenças e dos problemas dos pés.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/internaliza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 17-08-2022]