Significado de insultava-se-mo

    A forma insultava-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de insultarinsultar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de insultarinsultar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    insultarinsultar
    ( in·sul·tar

    in·sul·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dirigir insultos a, ultrajar, injuriar.

    2. Afrontar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "insultava-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    provocante | adj. 2 g.

    Que provoca com insulto....


    useiro | adj.

    Que costuma fazer alguma coisa (ex.: elas são useiras neste tipo de situação)....


    escarro | n. m.

    Secreção mucosa produzida pelas vias respiratórias e expelida pela boca....


    lama | n. f.

    Conjunto de matérias soltas do solo ensopadas em água....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "insultava-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?