Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

useiro

useirouseiro | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

u·sei·ro u·sei·ro


(uso + -eiro)
adjectivo
adjetivo

1. Que costuma fazer alguma coisa (ex.: elas são useiras neste tipo de situação).


useiro e vezeiro
Reincidente em determinado comportamento ou na prática de alguma coisa (ex.: ele é useiro e vezeiro em insultar os outros).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...não sabemos porque os sintrenses votaram neste homem que no anterior mandato tinha sido useiro em dar ordens para procedimentos pouco humanos contra MANUEL ILDEFONSO e outros..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Em Portugal Sérgio Conceição é useiro e vezeiro em atitudes pouco abonatórias à sua postura quer no banco de suplentes...

Em O INDEFECTÍVEL

...um tema porque outros falaram antes, e não por existir de facto um jogador useiro e vezeiro em se deixar cair nas áreas adversárias e a beneficiar com isso..

Em O INDEFECTÍVEL

, pela dupla Hugo Miguel, useiro e vezeiro em prejudicar o F..

Em Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português

todos (não me lembro de alguma vez este Veríssimo expulsar Jorge Jesus que era useiro em sair da área técnica e não era

Em Depois Falamos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



À pergunta O que é o bolo alimentar?, devemos responder: a) O bolo alimentar são os alimentos depois de mastigados e ensalivados... b) O bolo alimentar é os alimentos...
À pergunta O que é o bolo alimentar? deve responder-se O bolo alimentar são os alimentos depois de mastigados e ensalivados. Regra geral, o nome predicativo do sujeito concorda em género e número com o sujeito (ex.: O João é famoso, A Maria é famosa, O João e a Maria são famosos). Todavia, no caso em apreço, esta regra geral não se aplica e a concordância faz-se com o nome predicativo do sujeito (os alimentos depois de mastigados e ensalivados), que identifica e realça os elementos que compõem o sujeito como um todo (o bolo alimentar).
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/useiro [consultado em 01-10-2022]