Significado de insulta-no-la

    A forma insulta-no-lapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de insultarinsultar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de insultarinsultar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    insultarinsultar
    ( in·sul·tar

    in·sul·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dirigir insultos a, ultrajar, injuriar.

    2. Afrontar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "insulta-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    provocante | adj. 2 g.

    Que provoca com insulto....


    useiro | adj.

    Que costuma fazer alguma coisa (ex.: elas são useiras neste tipo de situação)....


    escarro | n. m.

    Secreção mucosa produzida pelas vias respiratórias e expelida pela boca....


    lama | n. f.

    Conjunto de matérias soltas do solo ensopadas em água....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "insulta-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      É absurdo dizer "voltagem" é um termo da Física ou da Engenharia Eletrotécnica! O termo científico é Tensão Elétrica, diferença de potencial. "Voltagem" é calão, trata-se de linguagem não qualificada e que por excesso de uso entrou na linguagem corriqueira! Não existe "voltagem", nem "amperagem", nem "ohmagem", nem "wattagem", nem qualquer outro disparate a nível eletrotécnico!