Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pedrada

pedradapedrada | n. f.
fem. sing. part. pass. de pedrarpedrar
fem. sing. de pedradopedrado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pe·dra·da pe·dra·da


(pedra + -ada)
nome feminino

1. Acto de arremessar uma pedra.

2. Pancada com pedra arremessada.

3. [Figurado]   [Figurado]  Ofensa, insulto.

4. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Bebedeira.

5. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Efeito provocado pelo consumo de drogas. = MOCA, PEDRA


e lá vai pedrada
[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Usa-se para indicar quantidade ou número indeterminado que excede um número redondo (ex.: só o tecido custa uns trezentos e lá vai pedrada). = E LÁ VAI FUMAÇA, E LÁ VAI PEDRA


pe·drar pe·drar

- ConjugarConjugar

(pedra + -ar)
verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar duro como pedra. = EMPEDRAR, ENDURECER

verbo transitivo e pronominal

2. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Ficar ou deixar sob o efeito de drogas. = GANZAR, JANAR


pe·dra·do pe·dra·do


(particípio de pedrar)
adjectivo
adjetivo

1. Empedrado.

2. Pintado ou salpicado de preto e branco.

3. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Que está sob o efeito de uma droga. = GANZADO, JANADO, MOCADO

nome masculino

4. [Botânica]   [Botânica]  Doença das árvores de fruto causada por fungos, em que os frutos se apresentam manchados, fendidos e deformados.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pedrada" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Durante uma abordagem na noite deste domingo (31), no bairro Baianão, em Porto Seguro, uma guarnição do 8º Batalhão da Polícia Militar, estava conduzindo um homem cuja identidade não foi revelada, para a delegacia. De acordo um vídeo divulgado nas redes sociais, após a ação os policiais foram cercados e xingados por populares…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

"A entrada de Roger Schmidt como treinador do SL Benfica configurou uma autêntica pedrada na letargia que reinava no universo encarnado, depois de um ano miserável no que...

Em O INDEFECTÍVEL

...O técnico de 71 anos faz votos para que Roger Schmidt possa ser uma pedrada no charco..

Em Fora-de-jogo

Foto :ilustração Marcos Tenório Jornal Midiamax Uma estudante da Escola Municipal Eldorado, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, em visível descontrole emocional, estaria com uma pedra na mão, ameaçando professores e alunos presentes em sala de aula. Ela estava descontrolada, após não ter permissão de usar…

Em Caderno B

21 Eles, porém, conspiraram contra Zacarias e mataram-no à pedrada por ordem do rei, no pátio do templo do Senhor..

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não sei como acrescentar palavras neste dicionário de vocês, por isso envio-lhes este email sobre malgrado: neste saite surge mal-grado; no Aurélio consta: malgrado, prep, Apesar de, não obstante.
Antes da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a grafia mal-grado era a forma consagrada na lexicografia portuguesa, constituindo uma diferença relativamente à lexicografia brasileira. Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico, essa diferença foi anulada, passando malgrado a ser a ortografia comum a ambas as normas do português.

Note-se que o registo da forma hifenizada nos dicionários portugueses decorria apenas de uma tradição lexicográfica e não do estipulado no Acordo Ortográfico de 1945, uma vez que este especifica que os compostos formados pelo prefixo mal- apenas se hifenizam quando o segundo elemento começa por vogal ou pela letra h.




Tenho uma dúvida em relação a divisão silábica: "os rr e ss não se separam, mas na translineação separam-se". Correcto? A minha filha ingressou na primária e é o que está a ser ensinada. Como sou estrangeiro, não consigo provar, mas faz-me comichão fazer uma distinção destas.
A divisão silábica é um conceito fonético e nem sempre coincide com a divisão silábica para translineação, pois esta corresponde a uma convenção estabelecida pelos textos legais que regulam a ortografia portuguesa. As sequências consonânticas ortográficas e são dígrafos que correspondem cada uma a um único som ([R] e [s], respectivamente). Na divisão para translineação, e por pura convenção ortográfica definida no Acordo Ortográfico de 1945 e mantida no Acordo Ortográfico de 1990, estes grupos consonânticos são contudo separados (ex.: bar-//ro, bos-//sa).
pub

Palavra do dia

ai·rão ai·rão


(francês antigo hairon, hoje francês héron, garça-real)
nome masculino

1. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação comum a diversas espécies de aves de pequeno porte da família dos apodídeos, de plumagem preta ou acastanhada, pés e dedos muito curtos e asas longas e estreitas. = AIÃO, ANDORINHÃO, GAIVÃO

2. [Antigo]   [Antigo]  Penacho com penas de garça.

3. Antigo enfeite do toucado feminil.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pedrada [consultado em 03-10-2022]