PT
BR
Pesquisar
Definições



instrução

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
instruçãoinstrução
( ins·tru·ção

ins·tru·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de instruir.

2. Conjunto de conhecimentos adquiridos na escola. = ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO

3. Conhecimentos de uma pessoa. = SABERANALFABETISMO, IGNORÂNCIA

4. [Direito] [Direito] Conjunto das informações e indagações com que se instaura uma causa; fase do processo judicial em que se reúnem os meios de prova e a maneira de os utilizar.

instruções


nome feminino plural

5. Ordens, mandado.

6. Esclarecimentos relativos ao modo de usar alguma coisa.

etimologiaOrigem etimológica:latim instructio, -onis, acção de adaptar, ordem, disposição.

Auxiliares de tradução

Traduzir "instrução" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Gostaria de saber qual a forma ou formas correctas de expressar a seguinte ideia: Parece estares bem ou Pareces estar bem?
O verbo parecer usa-se como um auxiliar modal em construções que exprimem aparência, e nesse caso deve concordar com o sujeito, quer ele esteja expresso (Tu pareces estar bem) ou subentendido (Pareces estar bem). Isto acontece porque, quando há uma construção com um verbo auxiliar, é este que tem as marcas de tempo, modo ou pessoa. Se se pretendesse usar outro tempo verbal, por exemplo o Imperfeito do Indicativo (Parecias estar bem nesse dia), ou outra pessoa gramatical, por exemplo a terceira pessoa do plural ([eles] Parecem estar bem), essas marcas de tempo ou pessoa estariam no verbo que funciona como verbo auxiliar (parecer).
Há, no entanto, outra construção do verbo parecer, já não como auxiliar modal mas como verbo pleno, assumindo as marcas de tempo, modo e pessoa, que explica a construção Parece estares bem, semelhante à construção Parece que estás bem. Nestes dois exemplos, o sujeito do verbo parecer já não é a segunda pessoa do singular (tu), mas sim a oração integrante infinitiva (Estares bem parece) ou conjuncional (Que estás bem parece).
Em suma, as duas construções estão correctas, sendo que a construção Parece estares bem é menos usada e por vezes considerada de uso formal ou literário (por exemplo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores).