PT
BR
Pesquisar
Definições



ingeridas

A forma ingeridaspode ser [feminino plural de ingeridoingerido] ou [feminino plural particípio passado de ingeriringerir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ingeriringerir
( in·ge·rir

in·ge·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Introduzir; engolir.


verbo pronominal

2. Intrometer-se; intervir.

Confrontar: enjerir.
ingeridoingerido
( in·ge·ri·do

in·ge·ri·do

)


adjectivoadjetivo

Que se ingeriu.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de ingerir.
Confrontar: enjerido.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ingeridas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.