Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

inferioridade

inferioridadeinferioridade | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·fe·ri·o·ri·da·de in·fe·ri·o·ri·da·de


nome feminino

Qualidade de inferior; menor poder.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "inferioridade" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...verdade é que tanto um como o outro rival vivem com enormes complexos de inferioridade e pretendem, desta forma colocar-me em bicos de pés para se autodenominar grandes e...

Em O INDEFECTÍVEL

regiões civilizadas, da inferioridade das etnias e culturas indígenas e sua inevitável extinção, portanto, existia uma pressão pela...

Em Blog da Sagrada Família

Mas o que é a inveja senão uma confissão de inferioridade ??

Em O INDEFECTÍVEL

...eles que Koleszar era geralmente um homem saudável, embora sofresse de um complexo de inferioridade

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Esta idiotice que um tonto de nome Bruno de Carvalho resolveu desencadear, apenas com o objectivo de evitar que o seu clube ficasse com metade dos títulos de campeão nacional do Benfica (18-36), ameaça tornar-se uma das anedotas do ano, quiçá do século! Até sportinguistas insuspeitos consideram esta pretensão um perfeito…

Em Kr
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe abreviatura para a palavra superintendente?
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para a palavra superintendente. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a forma abreviada Superint. é usada com alguma frequência. Reafirmamos, no entanto, que não existe nenhuma forma consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor).



Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.
Como muito bem observou, a informação disponibilizada não é coerente. De facto, não se pode dizer que a forma lacrimogénio seja errada, mas, sendo possível, é uma variante de lacrimogéneo, menos usada e praticamente não registada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa.

O DPLP deveria ter registado a entrada lacrimogéneo (e lacrimogénio, a ser registado, deveria remeter para lacrimogéneo, sendo esta última a forma preferencial).

pub

Palavra do dia

su·pu·tar su·pu·tar


(latim supputo, -are)
verbo transitivo

Determinar pelo cálculo. = CALCULAR, COMPUTAR

Confrontar: suportar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/inferioridade [consultado em 19-08-2022]