PT
BR
Pesquisar
Definições



inebriável

A forma inebriávelpode ser [derivação masculino e feminino singular de inebriarinebriar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inebriávelinebriável
( i·ne·bri·á·vel

i·ne·bri·á·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode inebriar.

etimologiaOrigem etimológica:inebriar + -ável.

vistoPlural: inebriáveis.
iconPlural: inebriáveis.
inebriarinebriar
( i·ne·bri·ar

i·ne·bri·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar ébrio; pôr ou ficar em estado de embriaguez. = EMBEBEDAR, EMBRIAGAR

2. [Figurado] [Figurado] Causar ou sentir êxtase ou encantamento (ex.: a música inebriava-os; inebriou-se perante aquela paisagem). = ARREBATAR, ARROUBAR, DELICIAR, ENCANTAR, EXTASIAR

etimologiaOrigem etimológica:latim inebrio, -are.

inebriávelinebriável


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Quero saber a origem da palavra "ló".
A palavra , na acepção “lado de onde sopra o vento”, entrou para o português através do francês lof, que por sua vez tem origem nórdica, talvez do neerlandês loef. Na acepção “tecido fino”, é de origem desconhecida e na acepção “instrumento musical” é de origem chinesa.