PT
BR
Pesquisar
Definições



impulsivismo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
impulsivismoimpulsivismo
( im·pul·si·vis·mo

im·pul·si·vis·mo

)


nome masculino

Qualidade do que é impulsivo. = IMPULSIVIDADE

etimologiaOrigem etimológica:impulsivo + -ismo.


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



A minha dúvida é com relação à maneira de escrever título de tese ou dissertação de mestrado/doutorado. Gostaria de saber se o título é escrito todo em letra maiúscula ou só com as iniciais de cada palavra em maiúscula? Exemplos: A Função da Comida como Objeto ou A FUNÇÃO DA COMIDA COMO OBJETO?
O uso de maiúsculas está previsto nos textos oficiais em vigor para a ortografia do português; quer o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, quer o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil, prevêem o uso de maiúsculas iniciais em títulos e subtítulos de livros, publicações periódicas e outras produções artísticas, literárias ou científicas, com excepção para palavras gramaticais intermédias, normalmente monossílabos. Desta forma, no exemplo citado, o título deveria estar grafado A Função da Comida como Objeto.