Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

imprimatur

imprimaturimprimatur | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

imprimatur |imprimátur|


(palavra latina que significa "imprima-se")
nome masculino

Indicação com a qual as autoridades eclesiásticas e antigos censores régios exprimiam autorização para poder imprimir-se uma obra. = IMPRIMÁTUR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ao ser submetida ao Imprimatur , o

Em Geopedrados

Ao ser submetida ao Imprimatur , o

Em Geopedrados

...o poeta então residia) no quadro do XXXVI Congresso Eucarístico, tendo recebido o " Imprimatur " do cardeal Cerejeira..

Em Disperso Escrevedor

...oralmente em 2006 e por escrito em 2008, sem que fosse explicitamente mencionado o imprimatur da vontade papal..

Em Blog da Sagrada Família

Clicar na imagem para ampliar. Edição Fac Simile dos "Colóquios dos Simples" Foi a 5 de Novembro de 1562 que Garcia d’Orta viu autorizada pelo Conde Vice-Rei a publicação em Goa do seu livro “Colóquios dos Simples…”. Assinalando essa data o projeto “Entre Diálogos” deu hoje à estampa (ver AQUI ) uma interessante “Carta…

Em Notícias de Castelo de Vide
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).
pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/imprimatur [consultado em 22-09-2021]