Significado de imolamos-no-la

    Será que queria dizer imolámos-no-la?

    A forma imolamos-no-lapode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de imolarimolar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de imolarimolar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    imolarimolar
    ( i·mo·lar

    i·mo·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Oferecer em sacrifício, matando. = SACRIFICAR

    2. Assassinar, massacrar, matar.

    3. [Figurado] [Figurado] Prescindir de algo. = SACRIFICAR

    verbo transitivo e pronominal

    4. Prejudicar(-se), arruinar(-se).

    verbo pronominal

    5. Sacrificar(-se), tirando a própria vida, geralmente por meio do fogo.

    etimologiaOrigem:latim immolo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: emular.

    Esta palavra no dicionário

    sacrifício | n. m.

    Oferta solene à divindade, em donativos ou vítimas....


    holocausto | n. m.

    Sacrifício em que a vítima era consumida pelo fogo....


    emulador | adj. n. m.

    O mesmo que émulo....


    ferir | v. tr. | v. intr. | v. pron.

    Dar golpe ou golpes em; fazer ferida em....


    sacrificar | v. tr. | v. intr. | v. pron.

    Oferecer em sacrifício; imolar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "imolamos-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.