PT
BR
Pesquisar
Definições



imagináveis

A forma imagináveispode ser [masculino e feminino plural de imaginávelimaginável] ou [segunda pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de imaginarimaginar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imaginávelimaginável
( i·ma·gi·ná·vel

i·ma·gi·ná·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode imaginar (ex.: fez todas as perguntas possíveis e imagináveis; tomou as precauções imagináveis).INIMAGINÁVEL

etimologiaOrigem etimológica:latim imaginabilis, -e.

vistoPlural: imagináveis.
iconPlural: imagináveis.
imaginarimaginar
( i·ma·gi·nar

i·ma·gi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Representar no espírito.

2. Idear.

3. Cuidar, pensar.

4. Conjecturar; cismar.


verbo pronominal

5. Julgar-se, supor-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim imaginor, -ari, imaginar, sonhar.

imagináveisimagináveis

Auxiliares de tradução

Traduzir "imagináveis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.