PT
BR
    Definições



    idade moderna

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    idadeidade
    ( i·da·de

    i·da·de

    )


    nome feminino

    1. Tempo transcorrido desde o nascimento ou desde o princípio.

    2. Cada uma das fases da vida caracterizada por uma gradação particular do vigor.

    3. Duração de uma vida.

    4. Período de tempo (vário, mas determinado).

    5. Era, época, tempo.


    idade crítica

    [Medicina] [Medicina]  Período da vida em que há modificações físicas e psíquicas que originam a menopausa na mulher e a andropausa no homem. = CLIMACTÉRIO, IDADE CRÍTICA

    idade da razão

    Aquela em que as faculdades intelectuais atingem todo o seu desenvolvimento.

    Idade Média

    [História] [História]  Período que se estende desde a queda do Império Romano, no século V, até à queda de Constantinopla, no ano de 1453. = MEDIEVALIDADE, MEDIEVO

    Idade Moderna

    [História] [História]  Período compreendido entre 1453 (ano da queda de Constantinopla e do Império Romano do Oriente, que marca o fim da Idade Média) e 1789 (ano da Revolução Francesa).

    idade viril

    Idade do homem adulto.

    primeira idade

    A infância.

    quarta idade

    Período que segue à terceira idade, sensivelmente a partir dos 80 anos, em que há geralmente diminuição das actividades e das capacidades funcionais.

    terceira idade

    Período que se segue à idade adulta madura, sensivelmente a partir dos 65 anos, em que geralmente cessam as actividades profissionais.

    etimologiaOrigem: talvez do latim aetas, -atis.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de idadeSignificado de idade

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "idade moderna" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Desde sempre tive muita dificuldade em escrever palavras que têm -ss-, -ç-, -s- e -c-; nunca sei quando é que utilizo cada um deles.


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.