PT
BR
Pesquisar
Definições



homónimos

A forma homónimosé [masculino plural de homónimohomônimo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
homónimohomônimo
( ho·mó·ni·mo

ho·mô·ni·mo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Diz-se de ou palavra que, com sentido diferente, se escreve e pronuncia do mesmo modo que outra (ex.: palavras homónimas; nas expressões um caso complicado [= nome] e eu caso este ano [= verbo] estamos perante dois homónimos).

2. Que ou quem tem o mesmo nome que outrem ou que outra coisa (ex.: pessoas homónimas; vou ali cumprimentar a minha homónima).

etimologiaOrigem etimológica:grego homónumos, -os, -on.

iconeConfrontar: homófono, homógrafo.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:homonímia.
grafiaGrafia no Brasil:homônimo.
grafiaGrafia no Brasil:homônimo.
grafiaGrafia em Portugal:homónimo.
grafiaGrafia em Portugal:homónimo.
homónimoshomónimos

Auxiliares de tradução

Traduzir "homónimos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).